top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Tendências de artesanato em 2021

Saiba quais as tendências de artesanato em 2021.



2021 é o ano de investir na produção de peças artesanais, isso porque o empreendedorismo neste segmento tem crescido em virtude da alta taxa de desemprego ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.


Para quem tem o segmento como fonte de renda, conhecer as suas principais tendências é muito importante. É uma forma de reinventar e trazer novidades para o seu nicho de consumo.


É muito importante o artesão estar por dentro do panorama geral do ramo para identificar o grupo de destinatários de peças artesanais e o que eles mais estão procurando e comprando.


5 peças artesanais que são tendência em 2021

Enxovais infantis

Os enxovais infantis sempre foram opção de presente para recém-nascidos. Peças como baby sling, body de bebê personalizado com tie-dye, móbile para berço e sapatinhos de crochê, são excelentes opções de artesanato que estão em alta neste ano.


Cerâmicas

Ótima opção para a decoração de Artesanato 2021. As cerâmicas são utilizadas em objetos para decorar diversos ambientes como, por exemplo, nos vasos que ajudam a compor a ornamentação da casa toda, deixando qualquer ambiente com um visual moderno.


A tendência desse tipo de artesanato nos dias de hoje, se dá em razão do aumento do consumo local de artesanato e a valorização da matéria-prima, além da importância de objetos afetivos e com toque regional.


Tecidos

O artesanato com tecidos também é tendência em 2021. São muitas as variedades de peças que podem ser criadas a partir de panos e retalhos.


Além de poder criar roupas com bordados, rendas, etc, é possível fazer objetos decorativos através de tecidos como, por exemplo: quadros de tecido bordado, porta talheres com tecido estampado, colchas, caminhos de mesa, guirlandas, enfeites para almofadas e muito mais.


Peças de artesanato sustentável

Para produção de peças artesanais é possível utilizar produtos recicláveis ou que não possuem mais uma vida útil. Em 2021, o artesanato sustentável está em alta, isso porque, com a escassez de matéria-prima, muitos têm optado por utilizar peças que agridam menos o meio ambiente.


É possível fazer artesanato sustentável a partir da transformação de material descartado em novos itens de decoração como, por exemplo, aplicação de tecidos em latas, pintura de vasos, pneus revestidos para fazer puffs decorativos dentre outras ideias.


Tie dye e Shibori

Estas técnicas tiveram uma crescente no ano de 2020 e a tendência é de que a Tie dye e Shibori continuem se fortalecendo em 2021.


Basicamente, a Tie dye consiste em tingir roupas em casa. A Shibori também tem uma peculiaridade: personalizar tecidos utilizando costura, dobras, amarrações e até torções para criar roupas e acessórios. Ambas as técnicas são oriundas da cultura japonesa.


Empreender e inovar: é importante aprender sobre o segmento para crescer!

Você pode acrescentar um bom valor ao seu salário ou até mesmo viver do artesanato se quiser. Para isso, é muito importante que você esteja ligado às tendências desse segmento.


Neste sentido, para obter o sucesso pretendido com este segmento, é necessário incluir novidades no seu catálogo de produtos, buscando sempre atender as demandas do seu nicho e promover a divulgação do seu trabalho.


Além das novidades que envolvem as técnicas manuais, é preciso estar antenado também à evolução tecnológica que irá beneficiar o crescimento do seu trabalho e, consequentemente, aumentar o número de vendas dos seus produtos.


O empreendedorismo envolve capacitação e inovação. Por isso, fique atento às tendências, mas também preocupe-se em se desenvolver no mercado utilizando redes sociais e lojas virtuais.


Você conhece a XN artesanatos? Lá você encontra artesanatos atuais e em destaque no mercado para levar para casa. Descubra!

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page