top of page
  • Foto do escritorXN Pinturas

Pinturas de aquarela sob demanda: como escolher?

Saiba como escolher pinturas de aquarela sob demanda, conheça os principais estilos e defina qual será a peça ideal para embelezar o seu ambiente especial.


As pinturas de aquarela sob demanda são uma ótima forma de personalizar ambientes, por isso, estão entre os principais interesses do público quando o assunto é decoração.


Agora, as opções vão além de papéis de parede e adesivos. Graças aos profissionais especializados, é possível tornar real os desejos de cada cliente, criando um produto exclusivo e personalizado.


Embora esses aspectos sejam um grande atrativo, eles trazem consigo um desafio: como escolher pinturas aquarela sob demanda?


É nesse sentido que queremos te dar uma mãozinha.


Aquarela

A aquarela é um método de pintura que utiliza tinta acrílica, feita com pigmentos suspensos em uma solução à base d’água, com um ponto de diluição específico. O nome remete não só ao meio, mas também à arte final.


A tinta é muito aplicada em papel, mas outros suportes são úteis, como tela, tecido, papiros, plásticos, couro e madeira.


Quanto à sua origem, se trata de uma técnica bem antiga, datada de cerca de 2 mil anos, na China. Acredita-se que tenha surgido de forma simultânea aos papéis e pincéis de pelos de coelho.


O método foi muito usado ao longo da história, tendo as cores preto e marrom monocromático dominantes. Ele foi usado para produção de manuscritos, ilustrações e mais tarde para produção de diversas obras artísticas.


Com o tempo as pinturas foram se tornando mais coloridas e vivas. Diferente de outras técnicas, como a pintura a óleo, na aquarela as cores são difíceis de controlar, justamente pela mistura da tinta com a água, o que muitas vezes resulta em tonalidades inesperadas.


Cenários bucólicos e a natureza selvagem são os temas das principais obras de pinturas de aquarela.


Embora tenha passado por altos e baixos, o método se consagrou, tendo grande influência nas artes plásticas e nas culturas ocidental e oriental.



Estilos de pinturas em aquarela

Essa será provavelmente uma das primeiras questões quanto ao dilema como escolher pinturas de aquarela sob demanda, por isso, fazemos questão de te apresentar alguns dos principais estilos.


Pintura Pastel

Esse estilo é desenvolvido com aguadas suaves com a intenção de deixar a pintura com um tom mais pastel. É uma boa opção para o público que deseja dar um toque no ambiente sem sobrecarregar a decoração.


Aquarela e Nanquim

A dobradinha aquarela e nanquim também pode ser uma boa pedida. Nesse caso, geralmente um desenho em nanquim é feito antes da aquarela, embora o contrário também possa acontecer. Os contornos bem marcados são o diferencial das peças produzidas com esse estilo.


Textura

As texturas tornam as peças mais criativas e dão liberdade para o artista inovar, são uma boa pedida para o público que deseja uma pintura ainda mais marcante.


Pontilhismo em Aquarela

Geralmente para fazer o pontilhismo é usado um marcador seco em um processo similar ao realizado com um pincel padrão. O resultado é bem diferente de uma pintura de aquarela mais tradicional.


Pintura Tradicional

Esse você certamente já viu por aí. A tinta é diluída em água e aplicada sobre o suporte, enquanto pinta, o artista vai controlando a adição de água, criando uma pintura luminosa ou impactante.


Como escolher pinturas de aquarela?

Com a liberdade de escolher sob demanda, o desafio se torna um pouco maior. Uma coisa você deve ter em mente, a pintura é parte da composição do ambiente, por isso, todos os seus demais aspectos devem ser considerados.


Gostaríamos de chamar a sua atenção para alguns pontos:


As cores importam

Não adianta, embora não seja o único fator nas pinturas em aquarela, as cores são essenciais e devem conversar com o ambiente. Se você tem dificuldade com essa análise, aplique a seguinte regra:


  • As paredes representam 60% do espaço

  • O mobiliário de realce é responsável por 30%

  • A variação da decoração corresponde a 10%


Assim, 60% da cor vem de uma parede dominante, 30% do mobiliário e os últimos 10% dão liberdade para a criatividade.


O estilo do ambiente deve ser considerado

Suponhamos que você tenha escolhido um estilo retrô para o ambiente, não deve optar por uma pintura moderna e completamente destoante. Apesar da personalidade falar mais alto quando se trata de decoração, ser coerente é um critério indispensável.


Mais algumas dicas


  • Identifique o que o cômodo pede

  • Escolha o melhor local

  • Valorize o estilo da decoração

  • Defina o tamanho ideal


Conheça Yoshi Shimanoe

A artista Yoshi Shimanoe é homologada na XN Pinturas especialista em pintura de aquarela. Suas obras recriam as estações do ano como o verão, outono e inverno, além de recriar paisagens floridas, com desenhos de margaridas, rosas, eucaliptos etc.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page