top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

String art: o que é e como fazer?

Conheça a técnica artesanal do string art. Saiba como surgiu e o que é preciso fazer para desenvolvê-la.



Você sabe o que é string art? Se você é um apaixonado por técnicas manuais já deve ter ouvido falar sobre esse método.


O artesanato brasileiro é considerado uma das técnicas mais ricas e diversificadas do mundo. Traços das culturas regionais envolvem cada peça desenvolvida por artesãos cujo trabalho é considerado artístico e cultural.


O string art é uma técnica artesanal também desenvolvida no Brasil, que garante belos resultados, com peças únicas e cheias de personalidade.


Quer conhecer um pouco mais desta técnica? Confira agora o que é o string art e como ele é desenvolvido.


Origem do string art

String art ou arte de pin e thread surgiu no final do século XIX inventada por Mary Everest Boole aplicada nas chamadas Cartas de Boole. A técnica do string art. criada pela matemática autodidata, visava facilitar a teoria da matemática para que a ciência pudesse ser mais compreensível para as crianças, como por exemplo, na aprendizagem da geometria dos ângulos e dos espaços.


Todavia, com o passar do tempo, a técnica se popularizou e tornou-se arte decorativa durante a década de 1960.


O que é string art?

É uma técnica artesanal que utiliza linhas, pregos e martelo. E como desenvolver as peças? Bom, o string art permite que o artesão crie formas e desenhos variados a partir de moldes feitos de papel. A ideia deste tipo de técnica é ser criativo e deixar a imaginação rolar solta.


O string art é muito simples de fazer e barato, uma vez que os materiais utilizados podem ser facilmente encontrados.


Quais materiais utilizados no string art?

O string art é uma técnica bastante livre e que permite que o artesão crie diversas peças com base na sua criatividade, no entanto, existem alguns elementos insubstituíveis na hora do desenvolvimento do artesanato. Confira alguns deles agora:


  • Madeira

  • Martelo

  • Pregos

  • Linhas ( fios, barbantes e etc.)

  • Fita Crepe

  • Tesoura

  • Molde de Papel


Passo a passo para fazer string art

Agora que você já sabe o que precisa para desenvolver o string art é hora de colocar em prática a técnica. E como fazer?


Primeiro você precisa de uma base para a sua arte. Geralmente, na técnica de string art, a base é feita de madeira. Escolhido o tamanho e a espessura da madeira, é hora de colar o molde. Este molde pode ser retirado da internet, impresso e recortado do tamanho da base.


Com a base e o molde colados, é hora de contornar o desenho com pregos. Depois disso, retire o molde e utilize os fios para preencher o desenho utilizando sua criatividade. Para finalizar a passagem dos fios, é preciso dar um nó bem forte. Assim seu string art estará pronto.


Peças de string art: onde usar?

Com o string art é possível criar quadros de animais, frases e mandalas. Também é possível fazer peças minimalistas, de alto relevo etc. Você pode criar o que quiser. Use a imaginação.


Essas peças podem compor diversos ambientes, desde o quarto de bebê até a área de serviço, se ajustando a diferentes propostas de decoração.


Pratique o string art em família

O string art é uma técnica muito simples e barata que pode ser praticada com a criançada. É uma ótima oportunidade de desenvolver relações afetivas, estimular a criatividade e áreas psicomotoras em seus aspectos emocionais e cognitivos, além de garantir momentos agradáveis em família.


Para se inspirar

Lucia (Xuxu) Murad Neffa, filha mais nova de uma família tradicional Libanesa em Vitória do Espírito Santo, é referência quando o assunto é string art.


Para seu trabalho como artesã utiliza madeira, pregos, linha, materiais reciclados e tinta. Seus trabalhos, inspirados na natureza, fazem sucesso entre os apaixonados por artesanato.


645 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page