top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Saiba tudo sobre a técnica de aquarela

Conheça a técnica de aquarela, como funciona e quais as ferramentas necessárias.



Você já deve ter escutado a música do compositor Toquinho que diz: “Numa folha qualquer

eu desenho um sol amarelo”. Esse trecho é da música Aquarela que fez parte da vida de muitos brasileiros.


A aquarela vai muito além de uma bela música, isso porque, antes mesmo da composição de Toquinho, os desenhos coloridos por tintas à base de água já existiam. A aquarela é uma técnica de pintura, muito bem ilustrada pela música de Toquinho, que exige sutileza e cuidado na execução.


Neste post, vamos te apresentar a técnica de aquarela! Acompanhe.


O que é a técnica de aquarela?

É uma técnica de pintura que utiliza diversos pigmentos à base de água. A aquarela pode ser desenvolvida em papel, tecido, couro etc.


Como surgiu a técnica?

A técnica de aquarela surgiu na China há aproximadamente 2000 anos. Historicamente, nessa época, também surgiram o papel e os pincéis feitos de pelos de coelhos. Daí a técnica começou a se desenvolver e expandir, principalmente para o Ocidente.


A aquarela no Brasil

No Brasil, a aquarela foi desenvolvida como um método escolar e infantil. Isso se perpetua até a atualidade. Contudo, existem grandes nomes que dão visibilidade a ela como, por exemplo: Marcos Beccari, Carlos Avelino, Brunna Frade e outros.


Atualmente, continua-se a ver a aquarela nos ambientes escolares. Mas, o fato é que essa técnica, se bem executada, permite desenvolver formas de pinturas artisticamente complexas, dignas de grandes e renomados artistas reconhecidos internacionalmente.


O que você precisa saber para executar a técnica aquarela?

Em primeiro lugar, é preciso saber quais ferramentas você precisará usar para fazer uma arte em aquarela. Confira a lista de tudo o que você vai precisar:


  • tintas à base de água;

  • pincéis;

  • recipientes;

  • pano ou esponja;

  • papel;

  • godê;

  • lápis e borracha.


Tendo isso em mãos, é hora de praticar. Com seu papel apoiado em uma mesa, você pode começar desenhando o que deseja. Como se fosse um molde para a sua pintura. Com seu desenho pronto, use a criatividade.


O próximo passo é misturar as tintas. O godê será o recipiente em que você depositará as cores desejadas para encontrar as pigmentações desejadas para começar a sua arte.


Com ajuda do pincel faça leves pinceladas no sentido horizontal. Mas lembre-se, é muito importante que você faça a pintura por camadas. A primeira camada será essencial para a boa fixação das demais camadas. Nesta etapa, você poderá combinar cores, mesclar e fazer sombras e outros efeitos com a pintura.


Para a aplicação das tintas aquarelas no papel, você pode se valer de outras técnicas de pintura. Elas acrescentarão texturas e efeitos nas imagens. Quer um exemplo? Que tal utilizar uma vela para fazer desenhos e depois pintar o local? Ou ainda, criar um efeito solvente a partir da utilização de álcool sob a superfície pintada.


A artista Yoshi Shimanoe

A artista Yoshi Shimanoe é homologada na XN Pinturas. Seus quadros são desenvolvidos a partir da técnica de pintura aquarela.


Seu acervo de obras conta com pinturas em aquarelas que recriam as estações do ano como o verão, outono e inverno, além de recriar paisagens floridas, com desenhos de margaridas, rosas, eucaliptos etc.


Seus quadros são executados com a mistura de tintas vibrantes, efeitos nas imagens, tornando-as mais realistas.


Yoshi é um exemplo de artista e artesã que exalta a técnica de aquarela, ainda pouco conhecida profissionalmente no Brasil.


Que tal conhecer um pouco mais do trabalho da Yoshi Shimanoe? A XN Pinturas é um mercado de obras artesanais on-line que divulga os trabalhos de artistas como Yoshi. Clique aqui e saiba mais!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page