top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Onde encontrar peças de artesanato nordestino?

Saiba onde encontrar peças de artesanato nordestino e conheça algumas das principais características da arte desta região.



O artesanato brasileiro é considerado o artesanato mais rico e diversificado do mundo. Possui grande influência folclórica e regional, trazendo consigo tradições culturais diversas.


Considerado uma manifestação artística e cultural, o artesanato nordestino é um dos mais populares do Brasil e traz consigo tradições familiares e uma variedade de expressões artísticas de acordo com cada estado.


Quais as peças do artesanato nordestino?

Embora o artesanato nordestino seja bastante diversificado, peças como os bordados manuais e as rendas são comumente procurados e bastante valorizados.


No entanto, cada localidade expressa a sua cultura no artesanato de modo diferente e é isso que promove a riqueza da técnica manual nesta região.


Se você pretende adquirir algumas das peças artesanais do nordeste, vamos te dar algumas dicas de peças confeccionadas manualmente de acordo com cada localidade.


Bahia

Na Bahia é empregado a técnica manual advinda da cultura indígena. Por isso é comum encontrar peças como: instrumentos musicais de madeira, artes em metal, tigelas de cerâmica, redes de pesca, estátuas, colheres de pau e pilões.


Paraíba

Nesta região é comum a utilização de rendas para a confecção de produtos e de técnicas em pintura, como por exemplo a pintura com cera de abelha e tinta. Trazendo algumas peças produzidas na Paraíba temos: crochê, ponto cruz, tapeçaria, esculturas de barro e flores feitas de fibras vegetais.


Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é um dos pontos mais frequentados do nordeste e isso promove o turismo local e consequentemente fomenta o mercado. Ainda, este estado também é reconhecido pelas obras advindas do artesanato, podemos citar como exemplo as garrafinhas com areias coloridas e as peças em cerâmica.


Pernambuco

O artesanato em Pernambuco é expresso por peças feitas em madeiras, barro, tecidos e pinturas talhadas. Na pintura, é possível ver as técnicas manuais em novenários, almanaques e folhetos da literatura de cordel.


É possível encontrar também nesta região o artesanato em arte santeira, com a criação de figuras religiosas no barro ou em madeira.


Ceará

O Ceará é conhecido como o Estado que mais produz cerâmica, e por isso é o responsável pela maior produção de peças artesanais em cerâmica. No entanto, é possível encontrar ainda peças em barros e palhas, como por exemplo: imagens do Padre Cícero, redes, chapéus e bolsas.


Onde encontrar bordados nordestinos?

O bordado é uma técnica artesanal bastante utilizada nas peças do artesanato nordestino. É comum encontrar bordado de labirinto, bordado filé, bordado boa noite e bordado richelieu entre as muitas técnicas empregadas nas peças artesanais.


Bordado de Labirinto

O bordado de labirinto é um tipo de artesanato tradicional da região norte, no entanto, é possível encontrá-lo no nordeste, especificamente no Ceará.


Bordado filé

Este tipo de bordado é culturalmente praticado em Alagoas. É uma técnica passada como herança entre as gerações familiares.


Bordado boa noite

O chamado bordado boa noite também é tradicional de Alagoas, e recebe destaque na Ilha do Ferro, reconhecida mundialmente no mercado artesanal da moda.


Bordado Richelieu

Embora a origem deste tipo de bordado seja na Itália e tenha ganhado destaque na Europa entre os séculos XIV, XV e XVI, no Brasil, é uma técnica consolidada na região nordeste, em especial na Bahia e Ceará. O bordado costuma aparecer nos vestidos, batas, saias das baianas.


As feiras de artesanato nordestino

O Nordeste é conhecido por suas feiras de exposição de trabalhos manuais. O artesanato, em regra, é uma das fontes de renda de muitas famílias e fator de influência na economia local.


As feiras são comumente utilizadas para a exposição e vendas de peças artesanais, e promovem o crescimento deste segmento tanto no mercado nacional quanto no mercado internacional.


Podemos citar como exemplo de feiras que expõem artefatos produzidos por seus artesãos locais: o Pavilhão do Artesanato, Feirinha de Artesanato da Pajuçara - ambas em Maceió.


É possível encontrar peças artesanais nordestinas em outras feiras localizadas em outros estados, como por exemplo a Feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro, onde encontra-se redes, rendas e artigos de arte e cultura nordestina.


Como comprar artesanato nordestino na internet?

Se você pretende comprar peças de artesanato nordestino mas não pode se deslocar até algumas das cidades do Nordeste, é possível encontrar na internet algumas peças fabricadas por artesãos locais e que estão disponíveis para compra. No entanto, prefira buscar em mercados especializados em artesanato.


É possível você encontrar qualquer um desses tipos de artesanatos em sites específicos ou até mesmo em lojas de eletrodomésticos. A XN Artesanatos é uma loja que seguramente produz peças pelas mãos de um artesão, a plataforma foi criada justamente para aproximar artesãos de pessoas apaixonadas por artesanato.


Conclusão

O artesanato nordestino é muito rico e vem se expandindo no mercado, e tornando-se reconhecido mundialmente pela sua riqueza, diversidade e cultura. As peças produzidas por artesãos nordestinos revelam a preocupação em manter a técnica no seio familiar, prezando pelas tradições locais e valorizando as características de seu povo.

993 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page