top of page
  • Foto do escritorXN Pinturas

O que é pintura mista e onde encontrar

Conheça a pintura mista e descubra onde você pode encontrar peças artesanais feitas através dessa técnica incrível.



Colorir quadros, tecidos, mosaicos e cerâmicas. A pintura é uma técnica que promove o desenvolvimento criativo e artístico, por isso é muito versátil. Pode ser praticada por qualquer pessoa, desde a criança até o idoso.


No artesanato, a pintura mista se destaca pela originalidade da técnica, com produções de peças diversas que trazem consigo traços de outras técnicas artesanais como, por exemplo: óleo sem papel, óleo e acrílica sem tela, óleo com colagem etc.


Ficou curioso para saber mais sobre a pintura mista? Fique neste post, pois vamos falar um pouco mais sobre esta técnica e onde você pode encontrar os produtos necessários para desenvolvê-la.


O que é pintura mista?

É um método artesanal que combina várias técnicas dentro de uma obra só, como, por exemplo: óleo sem papel, óleo e acrílica sem tela, óleo com colagem etc. A ideia desse tipo de técnica é usar a criatividade para criar obras originais e cheias de personalidade.


A combinação de diferentes técnicas permite resultados bastantes expressivos, com obras de arte incríveis.


Quais tipos de técnicas são utilizados na pintura mista?

As técnicas de pintura são inúmeras e podem ser usadas separadamente ou misturadas, como é o caso da pintura mista. Sabendo disso, vamos listar agora algumas técnicas que, combinadas, podem criar obras típicas da pintura mista. Confira!


A colagem se mescla ao desenho e pintura

Formas, linhas e campos de cores. Que tal utilizar a pintura mista no seu desenho bidimensional? Você pode utilizar diversas técnicas para fazer contornos mais abstratos, utilizando, por exemplo, a colagem de barbantes, tecidos e outros recortes. Além de desenvolver a técnica do desenho com a criatividade das diferentes cores para trazer expressividade ao seu trabalho.


A tinta acrílica sobre tela com detalhes de lápis de cera

A pintura acrílica é uma técnica popular com a qual é possível obter uma incrível variedade de resultados em obras artísticas. Essa técnica produz um efeito muito parecido com as pinturas a óleo e pode ser desenvolvida em telas, e ainda ser combinada com o uso de lápis de cera.


O resultado é surpreendente. Com a combinação das duas técnicas, o artista busca evidenciar melhor os contornos através dos lápis de cera, modificando a sua aparência, flexibilidade e textura.


A tinta esmalte com terra

Você já pensou em utilizar a terra na sua tela de pintura? A terra pode ser um elemento a ser introduzido na sua pintura. Você pode fazer um fundo manchado com tinta acrílica e terra, por exemplo.


Utilizar a tinta acrílica com a terra é possível, basta usar a criatividade e misturar os tons.


A tinta acrílica com borra de café

A pintura com café é uma das formas de se combinar técnicas mistas. Você pode misturar a borra de café para criar uma nova cor para a sua obra, mas também pode utilizar esse elemento para criar texturas.


O que evitar na pintura mista?

Deve-se evitar combinações que não interajam bem uma com a outra, como, por exemplo: tinta a óleo e tinta acrílica.


É importante que o artesão pense com muita cautela sobre o seu processo criativo, para que as peças conversem entre si naturalmente e se complementem com os elementos que serão introduzidos.


Onde encontrar uma pintura mista?

Este tipo de técnica é facilmente encontrado na internet, em sites de artesanato especializado como o da XN Artesanatos. A plataforma é uma loja virtual que seguramente produz peças pelas mãos de um artesão.


Pronto para conhecer algumas opções incríveis de pintura mista? Confira!

251 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page