top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

O que é artesanato sustentável e onde encontrar?

Saiba o que é artesanato sustentável e onde encontrar.



O artesanato advém, principalmente, de referências culturais e familiares. Para tanto, a técnica possui traços genuínos e marcantes que descrevem a arte na sutileza de cada detalhe e no comprometimento com a peça desde o preparo da matéria-prima até o seu acabamento.


Utilizar materiais recicláveis e naturais sempre foi a opção mais viável e sustentável para os artesãos na produção de suas peças, isso porque é possível transformar e criar produtos únicos com as mãos e com matéria-prima barata.


O que é artesanato sustentável?

O artesanato sustentável é a técnica manual que reutiliza resíduos produzidos em grande escala no meio ambiente como matéria-prima para a produção de peças.


É certo que vários resíduos podem ser reaproveitados para a criação de objetos de decoração, artísticos e funcionais, como por exemplo resíduos de plásticos, madeiras, polímeros, vidros, metais etc.


As peças artesanais se destacam pela sua originalidade e por isso é possível aliar a sustentabilidade a todos os processos, desde o preparo da matéria-prima até o seu acabamento.


A relevância do artesanato sustentável para o mundo

O artesanato sustentável é um importante segmento que estimula a consciência ambiental - sustentabilidade. A ligação do homem com o meio em que vive fomenta ações de preservação para manter os recursos naturais conservados.


Ademais, o artesanato sustentável é uma forma de conscientizar a população da importância da retirada de resíduos orgânicos dos resíduos sólidos para que aconteça o reaproveitamento.


Em suma, o artesanato sustentável é uma forma de produzir peças únicas e personalizadas sem gerar prejuízos à natureza, muito pelo contrário, demonstrando como é possível reaproveitar os mais diversos materiais e o quão importante é buscarmos formas de tornar todos os nossos processos mais sustentáveis.


Profissionalização e vendas

O artesanato sustentável é uma excelente opção para ganhar dinheiro. Este segmento é regulamentado pela Lei 13.180 de 2015, e permite uma atuação junto a organizações ambientais, projetos sustentáveis e em estabelecimentos com foco em produtos naturais.


Mas onde vender os produtos? Bom, essa resposta é simples: na internet. Comumente é possível ver diversos artesãos trabalhando e vendendo seus produtos na rua, em tendas, em lojas locais ou eventos culturais, mas a internet é uma ótima ferramenta para divulgar o seu trabalho também.


Vamos apontar dois benefícios da internet para que você possa vender seus produtos de artesanato sustentável. Pega a dica!


  • Excelente custo-benefício

  • Maior alcance


As mídias sociais contribuem para dar visibilidade ao seu negócio, isso porque, para utilizar essas ferramentas, não é preciso de investimento pesado, o custo é baixo, assim como os recursos empregados são usados de maneira muito mais eficiente.


Invista o seu tempo na divulgação dos seus produtos

Agora que você já sabe a maneira mais prática e eficiente de vender seus produtos de artesanato sustentável, vamos te indicar alguns caminhos que darão mais visibilidade ao negócio, a partir da elaboração de estratégias de marketing. Confira!


  • Crie uma loja virtual

  • Utilize diferentes canais no meio digital (Instagram, Facebook etc.)

  • Vendas na XN Artesanato


Preocupe-se em divulgar detalhes de suas produções, bem como, informações sobre artesanato sustentável, reaproveitamento de materiais recicláveis e a importância da reciclagem.


Onde encontrar artesanato sustentável?

É possível encontrar artesanato sustentável na rua, em tendas, em lojas locais ou em eventos culturais. Mas também é possível comprar peças sustentáveis na internet. Algumas peças fabricadas por artesãos estão disponíveis para compra em lojas virtuais. No entanto, prefira buscar por mercados especializados em artesanato.


A XN Artesanatos é uma loja que seguramente produz peças pelas mãos de um artesão, a plataforma foi criada justamente para aproximar artesãos de pessoas apaixonadas por artesanato.

418 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page