top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

O Pinterest como ferramenta de auxílio no segmento do artesanato

Saiba como utilizar a plataforma Pinterest para divulgar e vender seus trabalhos artesanais e claro, para manter-se inspirado.



O Pinterest é uma ferramenta gratuita de compartilhamento de fotos que permite aos usuários gerenciar suas imagens de acordo com seus gostos e afinidades. No Brasil, segundo o ComScore em uma pesquisa realizada em 2018, o Pinterest possuía mais de 31 milhões de usuários em atividade diária.


Para o artesão que busca ajuda para encontrar ideias e referências para a criação de suas peças, o Pinterest é uma excelente ferramenta de inspiração.


Desenvolvemos este post para te dar algumas dicas de como o Pinterest pode ser útil no desenvolvimento das peças artesanais para artesãos profissionais e iniciantes.


Como utilizar o Pinterest para buscar peças artesanais?

Primeiramente, o artesão precisa estipular a finalidade da peça pretendida. Quer um exemplo? Se o artesão quer desenvolver peças para a cozinha, é preciso ter mente que os objetos desenvolvidos terão uma funcionalidade, por exemplo, a confecção de panos de prato ou de um puxa-saco.


Mas, se o artesão pretende desenvolver peças decorativas, também é preciso fazer certas delimitações que ajudarão no momento da escolha da matéria-prima e nas técnicas que serão empregadas para a obtenção do resultado pretendido.


O Pinterest é uma ferramenta que disponibiliza inúmeros filtros para que o usuário possa encontrar aquilo que está buscando. Assim, o artesão tem em suas mãos várias possibilidades de referência ou até mesmo ideias para réplicas de peças.


Artesanatos em geral no Pinterest

É possível encontrar dicas de peças artesanais em geral, desde peças decorativas até peças de funcionalidades, como por exemplo: crochês, pinturas, peças em madeira, peças em barro, peças em cerâmicas, peças em tecidos, etc.

Algumas ideias de peças artesanais no Pinterest

  • Bonecas de pano

  • Customização em pedras

  • Jogo americano em crochê

  • Bolsa de pano

  • Caixas decorativas em madeira

  • Porta retrato em madeira

  • Decoração de móveis em madeira

  • Porta lápis feito de madeira

  • Customização de vidros com barbantes

  • Artesanato em patchwork


Como o Pinterest pode ajudar o artesão iniciante?

Como você já viu, o artesão ao criar peças precisa identificar a finalidade. Feito isso, é preciso determinar a matéria-prima que utilizará, bem como qual a técnica que será utilizada para a criação de seu produto.


Por isso, o passo a passo é muito importante, pois ele é a transcrição da técnica que será empregada.


O Pinterest, além de proporcionar ideias e referências para o artesão no momento da criação de suas peças, é também um guia para aqueles que estão ingressando neste segmento.


E o artesão profissional, como pode utilizar o Pinterest a seu favor?

Se você é um artesão profissional e procura expandir o seu negócio na internet, você pode começar expondo suas peças no Pinterest ou até mesmo explicando o passo a passo para a criação de peças através de vídeos.


Por ser uma rede social de compartilhamento de fotos que objetiva não só expor mas também ajudar e ser referência para outras pessoas, para o artesão profissional o Pinterest oferece reconhecimento e divulgação dos trabalhos.


Ainda, considerando que é uma ferramenta gratuita e que permite a busca de assuntos de acordo com o nicho de pessoas, a plataforma proporcionará maior visibilidade para o seu trabalho de acordo com a procura pelo assunto relacionado ao artesanato.


Dicas para o artesão utilizar o Pinterest profissionalmente

O Pinterest é, além de uma rede social de compartilhamento de fotos, uma estratégia de marketing digital. Neste sentido, o artesão que pretende utilizar esta ferramenta profissionalmente deve antes de qualquer coisa criar um perfil na plataforma e criar um catálogo com suas peças.


Feito isso, é preciso movimentar sempre a sua rede social através ação denominada “pinar” - movimentar. Com isso, o artesão conseguirá atrair o seu nicho e angariar seguidores para a página.


Com a criação do catálogo de peças, o artesão conseguirá manter o feed da plataforma organizado.


Se o artista possui site próprio, ao divulgar suas peças no Pinterest poderá colocar um link direcionando para o seu site ou até mesmo colocar uma tag de preço que direciona direto para a sua loja, uma estratégia de venda e de divulgação de seu trabalho.


Conclusão

Com a evolução tecnológica e com o empreendedorismo em linha crescente, o artesão que já está neste segmento precisa se consolidar no mercado. Para tanto, é preciso utilizar de plataformas como o Pinterest a fim de promover o seu trabalho, seja fazendo divulgação ou vendendo suas peças.


Em contrapartida, para aqueles que pretendem ingressar neste segmento, o pontapé inicial é utilizar o Pinterest de modo a agregar referências e obter ideias a partir de perfis voltados para o artesanato.


Sendo assim, podemos afirmar que o Pinterest é um grande aliado na promoção do trabalho do artesão, uma vez que é uma plataforma que auxilia no crescimento econômico-financeiro e promove a visibilidade dos trabalhos.

15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page