top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

O artesanato rústico: quais as peças e onde comprar?

Descubra como decorar ambientes com peças artesanais rústicas e onde comprá-las.


Se você pretende decorar ambientes com estilo rústico você chegou ao lugar certo. Neste post vamos te dar dicas de como algumas peças artesanais rústicas podem ser utilizadas na composição de decoração de ambientes e onde você pode encontrar essas peças.

A decoração de qualquer ambiente transmite aquilo que o dono do local pretende proporcionar para aqueles que irão utilizar aquela área, seja o conforto, sentimentos de afeto, etc.

É bem verdade que o artesanato, embora seja uma técnica antiga, ainda se faz presente na decoração de muitas casas e estabelecimentos, que tem utilizado com frequência o estilo rústico para compor a decoração de seus ambientes, isso porque, esse estilo traz versatilidade, graças a liberdade do artesão em criar suas peças trazendo cenários tanto lúdicos, como elegantes.

O artesanato no ambiente rústico

O artesanato é caracterizado pela utilização de matéria-prima natural através da técnica manual não industrializada. Lado outro, o ambiente rústico também é caracterizado pela utilização de materiais próximos ao natural, nas palavras de Reinaldo Lopes, “É uma espécie de memória afetiva, de aconchego, de proximidade à natureza”.

Desta forma, elementos como palha, pedra, madeira e barro são comumente utilizados como matéria-prima pelos artesãos, sendo vistos em artefatos de decoração para diversos ambientes.


Tipos de artesanato rústico para compor a decoração de ambientes

1. Artesanato em madeira

A madeira proporciona ao artesão versatilidade no momento da criação de peças podendo levar aos mais diversos produtos finais, desde a criação de objetos decorativos até a criação de móveis.

A característica comum desse tipo de artesanato é a durabilidade dos produtos. Em regra as peças confeccionadas em madeira possuem boa durabilidade e resistência.

Alguns exemplos de peças em madeira são: porta-utensílios, molduras, caixotes, suportes, mesas e bancos.

2. Artesanato em barro

O artesanato em barro é uma técnica artística milenar, e no Brasil é a expressão da cultura popular deixada pelos indígenas.

Esse tipo de artesanato rústico é comumente visto nas regiões norte e nordeste do Brasil. Alguns dos destaques de peças de artesanato em barro são cerâmicas utilitárias e ornamentais, vasos, cinzeiros, etc.

As peças artesanais confeccionadas a partir do barro geralmente podem compor a decoração de ambientes e até mesmo servir como objeto utilitário para os consumidores.

3. Artesanato em palha

A palha, uma fibra feita com a folha seca das plantas denominadas gramíneas, é uma das matérias-primas utilizadas no artesanato. Ela possui uma variedade de espessura e tramas.

No artesanato é comumente notada a utilização de palhas de carnaúba, de piaçava, de milho, de buriti, de tucumã, taboa, sisal e cipó.

As peças criadas a partir da palha são: bolsas, chapecó, baús, tapetes, cortinas, jogos americanos, cadeiras e outros móveis.

4. Artesanato com pedras

Este tipo de artesanato também traz um aspecto rústico a ambientes, isso porque a pedra traz consigo referências do primitivo. As pedras utilizadas na produção de peças manuais são: seixos, pedras de rio, pedras naturais, paralelepípedos, etc.

Podemos citar como peças artesanais com pedras porta colares com pedras, suporte para velas, peso de porta, vasos decorados com pedras dentre outras.


Onde encontrar artesanato rústico?

Com a internet acessível a praticamente todas as pessoas muitas lojas já têm disponibilizado algumas peças de artesanato rústico. É possível você encontrar qualquer um desses tipos de artesanatos em sites específicos ou até mesmo em lojas de eletrodomésticos.

O que acontece é que muitas empresas desenvolvem produtos em massa ou revendem de alguns artesãos. O grande problema da produção em massa desses produtos é que não se pode afirmar que de fato são desenvolvidos unicamente pelas mãos dos artesãos, isso porque, muitas peças, embora sejam confeccionadas a partir da matéria-prima natural, são desenvolvidas com a utilização de maquinários.

Por isso, se você pretende comprar uma peça artesanal rústica seguramente produzida pelas mãos de um artesão, prefira buscar em mercados especializados em artesanato, como é o caso da XN Artesanatos.


O artesanato rústico é barato?

Em regra o artesanato rústico é barato, no entanto, podem existir peças que extrapolam o preço médio, seja em razão da matéria-prima estar escassa ou devido à complexidade da produção dos produtos.

No geral, o artesanato rústico tradicional é produzido por famílias que retiram da venda de seus produtos a renda mensal. Esses artesãos são autônomos e vivem apenas do artesanato. Entretanto, existem aqueles artesão que revendem seus produtos para lojas ou disponibilizam através de sites de vendas. Nesses casos o valor é acordado entre artesão e vendedor.


Conclusão

O artesanato rústico pode ser um elemento de destaque no ambiente em que pretende criar ou decorar. Os produtos confeccionados trazem consigo aspectos culturais, sociais e valores familiares que ultrapassam gerações.

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page