top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Fuxico de tecidos: curiosidades e como fazer?

Saiba como o fuxico foi criado e como fazê-lo para vender. História, curiosidades, passo a passo e muito mais.



O fuxico é uma técnica artesanal que existe a mais de 150 anos. Em regra, a matéria-prima que compõe a confecção dessas peças são os tecidos.


O tecido por ser um material versátil e de fácil manuseio permite que o artesão crie inúmeras peças desde artigos de decoração até utensílios para a casa.


Se você quer conhecer um pouco mais dessa técnica, continue neste post que vamos te contar algumas curiosidades sobre o fuxico em tecido e te dar algumas dicas de peças para compor seu portfólio de vendas de artesanato.


A origem do fuxico

A palavra fuxico possui origem africana que significa remendo. Sua história se inicia nas famílias de baixa renda que praticavam a técnica artesanal reaproveitando tecidos e retalhos.


Com isso, os artesãos recortavam os tecidos em forma de círculos, alinhando suas extremidades até formar uma “trouxinha” de tecidos. Em geral, os itens que usualmente eram criadas por eles eram peças de vestuário e de decoração.


Apesar de já haver relatos da aplicação da técnica do fuxico há mais de 150 anos, não se sabe ao certo quando e onde surgiu.


O que se tem de informação é que a técnica já era praticada nas Filipinas por meio da teoria denominada “yo-yo”. Já na América do Norte, os relatos são de que o fuxico podia ser visto em períodos de 1930 e 1940 quando Leila Chaney criou o projeto Texas Under Six Flags, apresentando mais de 10.000 fuxicos de seda de tamanhos variados.


O fuxico no Brasil

O fuxico é comumente visto e desenvolvido no Brasil. Sua história no país começou desde o período colonial e estava presente nas famílias de baixa renda, que desenvolviam a técnica como fonte de renda e de subsistência.


No nordeste, esse tipo de artesanato era uma vertente muito forte entre as mulheres. Elas aplicavam técnicas de costuras para fazer os fuxicos.


Características do fuxico

O artesanato em fuxico possui uma base histórica bastante vasta e com isso traz consigo algumas características que expressam esse tipo de arte no momento das confecções de suas peças.


Listamos algumas características do fuxico:

  1. Utiliza de tecidos e retalhos

  2. É sustentável

  3. Utiliza técnicas em bordados, quilt, scrapbooking

  4. Os materiais utilizados são: agulhas, linhas, tesouras e moldes


Como fazer fuxico em tecidos?

Como você já viu, o fuxico é caracterizado pela variedade de técnicas que podem ser utilizadas no momento da confecção de peças. Sendo assim, o artesão que pretender criar uma peça em fuxico pode buscar na criatividade, utilizar estampas, cores, diferentes texturas e formatos.


O mercado para a venda deste tipo de artesanato é bastante amplo, e por ser barato e sustentável, proporciona ao artesão rentabilidade.


Se você pretende fazer fuxicos em tecidos é necessário, primeiramente, determinar o tipo de peça que irá criar. Com isso, é possível escolher o tecido que irá aplicar.


Geralmente os tipos de tecidos usados para a confecção de fuxicos são: Chita, Organza e Oxford.


Escolhido a peça e o tecido que irá utilizar, o artesão deverá fazer o molde no tecido com o formato que deseja. Depois irá recortar e aplicar técnicas de costuras e dobraduras. Feito isso, as peças podem compor a decoração de outros objetos ou serem utilizadas como peça única.


Quais as peças de fuxico de tecidos

Ao desenvolver o artesanato em fuxico de tecidos, o artesão deverá delimitar a funcionalidade das peças e o seu público-alvo.


É bem verdade que as peças feitas em fuxico de tecidos podem ser confeccionadas tanto para a decoração de determinados objetos, utilizando de restos de tecidos ou retalhos, quanto para serem o objeto principal.


Se a sua intenção é vender este tipo de artesanato o ideal é que você crie suas peças, determinando um público-alvo. Quer um exemplo? Se você pretende fazer fuxico para o público infantil, você pode confeccionar tiaras em flores de fuxico. Agora se o seu alvo for o público de donas de casa, o ideal é que você confeccione peças como toalhas de mesa em fuxico, almofadas, tapetes, etc.


A XN Artesanatos é o seu mercado de artesanatos online. Cadastre suas peças e comece a vender!

2.183 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page