top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Dicas para se organizar e melhorar a sua técnica de artesanato

Conheça algumas dicas para se organizar e melhorar a sua técnica de artesanato. Soluções simples e práticas.



A vida do artesão não é nada fácil! Trabalhar em casa tem seus benefícios, mas a falta de organização e gestão de tempo podem ser um tropeço, e fazer com que o artesão não obtenha sucesso nos negócios.


Para que haja a produtividade saudável do artesão é preciso uma rotina de trabalho baseada em organização e aprimoramento de técnicas, por isso, resolvemos ajudar você artesão a gerir seu tempo e negócio para produzir mais e obter sucesso no mercado.


Como se organizar

Organize o seu dia

É muito importante que o artesão planeje seu dia e divida as tarefas de acordo com o tempo livre. O primeiro passo para organizar seu dia é aderir à boa e velha agenda de papel ou um calendário eletrônico, ali você poderá escrever suas atividades diárias e, principalmente, suas atividades profissionais.


Também é imprescindível que o artesão defina seu horário de trabalho. Determine o horário que irá começar as atividades e o horário em que irá encerrá-las. Isso vai te ajudar a equilibrar suas tarefas.


Estabeleça metas

Este é um método supereficaz para produzir com qualidade: estabelecer metas. As tarefas importantes e urgentes precisam ser feitas imediatamente. Para tarefas secundárias você pode agendar uma data.


Organize o local de trabalho

O lugar em que você trabalha com artesanato deve ser organizado e limpo. Além de manter o ambiente esteticamente agradável, um local de trabalho organizado facilita o desenvolvimento do trabalho e torna a produção mais rápida e fluida.


Para tanto, você pode investir em cadeiras confortáveis, uma boa iluminação e um local ventilado. Não se esqueça de fazer móveis compartimentados para guardar suas ferramentas de trabalho, isso evitará a rápida deterioração dos objetos e possíveis estragos que dificultarão o desenvolvimento das tarefas no dia a dia.


Para que haja maior produtividade, o artesão não pode perder tempo procurando materiais essenciais para o trabalho, como a tesoura, um retalho de tecido, um papel de scrapbook ou um botão, por exemplo. Por isso, defina um lugar específico e guarde esses objetos.


Como melhorar a técnica de trabalho

Pesquise

É importante que o artesão se capacite na gestão dos negócios para definir seu preço de mercado, por isso, a pesquisa deve fazer parte da rotina do artesão.


Não deixe de procurar conhecer um pouco da técnica e suas origens, para tanto, existem diversos sites especializados em artesanatos como, por exemplo, a XN - Artesanatos, uma plataforma digital especializada na divulgação de peças artesanais.


É uma loja que seguramente produz peças pelas mãos de um artesão, e que também incentiva aqueles que estão começando nesse segmento.


Capacite-se

Invista em bons cursos. Atualmente, existem inúmeras plataformas on-line que disponibilizam cursos em imagens e vídeos, com professores artesãos e com credibilidade reconhecida dentre os especialistas do segmento.


Invista em boas ferramentas de trabalho

Adquira boas ferramentas de trabalho. Para o desenvolvimento de técnicas artesanais é essencial que o artesão tenha em mãos as ferramentas certas e de qualidade. Se o seu ramo artesanal são tecidos, pesquise bons tecidos e compre-os. Mas se você desenvolve o artesanato em corte e costura, não deixe de ter boas agulhas e coloque em prática seus conhecimentos de bordado, por exemplo.


Conclusão

Com essas dicas, tanto artesãos profissionais quanto iniciantes conseguirão gerir o tempo de maneira equilibrada tornando a vida mais eficiente, o que refletirá em encomendas entregues no prazo, manutenção de um espaço de trabalho organizado e dias mais leves e efetivos.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page