top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Conheça Tianinha e o seu bordado

Tianinha para os mais chegados, Sebastiana Souza do Carmo é uma mulher de fibra e uma artesã dedicada, conheça seu bordado e suas obras


Tianinha para os mais chegados, Sebastiana Souza do Carmo é uma mulher de fibra e uma artesã dedicada, especialista em bordado com fita. Em sua simplicidade, e apesar da pouca instrução, adquiriu uma retórica de dar inveja aos grandes oradores da história. Em suas próprias palavras, "a arte é divina, e Deus me ilumina".

Sempre apaixonada por arte, a artista adquiriu grande habilidade manual, especialmente por meio de seu olhar curioso e interessado, aprendendo com grandes e experientes artesãos.

Sua história é prova do que ela conseguiu construir ao dedicar toda a sua vida a arte. Enquanto para muitos o caminho dos estudos seria a escolha ideal, Tianinha não temeu em fazer aquilo que ama, conquistando o seu espaço no mercado de artesanato.

Hoje é especialista no estilo bordado com fita de cetim, produzindo desde modelos mais simples, apenas passando a fita de cetim pela trama do tecido, até modelos mais sofisticados com flores elaboradas e misturas de elementos. A beleza e a delicadeza de suas obras tem chamado a atenção do público.


Sobre o bordado com fita de cetim

O bordado com fita é uma técnica relativamente simples, em especial para quem já tem experiência com os modelos mais tradicionais. Contudo, pelo resultado encantador, o método tem se tornado cada vez mais conhecido.

Aplicado a panos de prato, toalhas, dentre outros itens, proporciona um visual incrível. Sua grande marca é uma extensa variedade de pontos desenvolvida através do uso de fitas, que podem ser de cetim, ou mesmo de seda.


Conheça a obra de Tianinha

Separamos algumas amostras das obras de Tianinha para apresentar a você.

O trabalho abaixo foi realizado através da técnica do bordado em fita. Uma das principais características desse estilo é o avesso limpo.

Foi utilizado tecido para bordar vagonite, um tipo de tecido que sobrepõe de maneira mais frouxa sobre uma base lisa, essa característica faz com que a linha do bordado fique acima e abaixo nos fios, dando ao bordado um efeito diferenciado.

Além disso, foi usada na produção renda Guipir e fita de cetim. Veja só o resultado!



Na obra apresentada a seguir, mais uma vez foi utilizado o tecido para bordar do tipo vagonite, o preferido de Tianinha por dar ao desenho formas super especiais. Da mesma forma, foram também utilizadas renda Guipir e Fita de Cetim.

A grande diferença entre os modelos está nas formas do bordado e em suas cores, enquanto a amostra acima tem um design mais tradicional e neutro, a obra demonstrada abaixo trabalha o colorido de uma maneira leve e sofisticada.

Tianinha é uma mulher forte e guerreira, mas delicada em suas artes, para as quais dedicou a vida. Olhando o seu trabalho é possível perceber carinho e paixão em cada ponto.

190 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page