top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Conheça os artesanatos brasileiros que mais vendem

Descubra quais são os tipos de artesanatos brasileiros que mais vendem e conquiste um espaço ainda maior no mercado.



O artesanato brasileiro é o segmento que mais cresce no mercado nacional. A técnica é uma das mais ricas e diversificadas do mundo, e retrata vivências culturais regionais através do movimento artístico.


Conhecer o artesanato brasileiro é conhecer também folclore, tradições, costumes e características de cada região, além de reconhecer a importância do segmento para o sistema econômico nacional, uma vez que garante o sustento de muitas famílias e comunidades.


6 peças do artesanato brasileiro que mais vendem

Os empreendedores precisam saber como vender artesanato, por isso, é muito importante conhecer o mercado para produzir peças que atendam às demandas dos consumidores.


Bonecos de Barro

É muito comum encontrar tradicionais bonecos de barro em cidades do nordeste. A peça é um objeto da cultura regional do nordeste, enriquecida pela influência de diversos povos. No caso dos bonecos de barro, estão fortemente presentes traços da cultura indígena, portuguesa e holandesa.


Bordados

O bordado à mão é uma técnica que ultrapassa gerações, isso porque esse tipo de artesanato geralmente é desenvolvido dentro da família, e a técnica é repassada aos descendentes.


Sem dúvidas, é um dos artesanatos brasileiros que mais vendem. São toalhas, colchas, tapetes, roupa de cama, almofadas, cortinas e muitas outras peças que fazem parte do dia a dia de todos.


Carrancas

O artesanato na região nordeste é muito forte. Exemplo disso é que os tipos de artesanatos mais vendidos são encontrados nas grandes feiras de trabalhos manuais nos estados nordestinos. As carrancas são esculturas de barro com forma humana ou animal, populares na região de Petrolina.


Cerâmica

O artesanato da região centro-oeste é influenciado pela cultura indígena e dos colonizadores da região, por isso, produtos feitos em cerâmica são muito vendidos em seus estados.


Há uma variedade de cerâmica artística, feita em louça branca ou colorida, que são produzidas por artesãos e comercializados.


Crochê

O crochê é uma técnica empregada em diversas peças manuais produzidas por artesãos que desenvolvem vestimentas, bolsas, colchas e tapetes. Essas peças, por fazerem parte do dia a dia dos consumidores, são muito procuradas, tornando esse tipo de artesanato muito vendido.


Renda

Forte tendência nordestina, os produtos feitos de renda são os queridinhos do Brasil e já estão no mercado há muitos. As famosas “rendeiras” são responsáveis por desenvolver peças lindas e com um brilhante trabalho manual genuíno e detalhado.


Os produtos feitos de renda são desenvolvidos a partir da técnica de entrelaçar ou recortar fios de algodão, linho, ouro, prata e seda, formando desenhos variados, geralmente de aspecto transparente ou vazado.


Compre artesanato na internet

Embora o grande arsenal de peças artesanais esteja em feiras locais, é possível encontrar as mesmas peças na internet através de sites especializados no segmento. Os artesanatos brasileiros que mais vendem podem ser encontrados em mercados especializados, que garantem também a qualidade das peças.


Se você deseja encontrar produtos artesanais, a XN Artesanatos é uma loja que seguramente produz peças pelas mãos de um artesão, a plataforma foi criada justamente para aproximar artesãos de pessoas apaixonadas por artesanato.


A crescente consolidação do artesanato no mercado nacional e internacional

Em 2018, foi constatado pelo site “Pequenas Empresas & Grandes Negócios" que o mercado de artesanato movimentou R$ 50 bilhões por ano no Brasil. Três anos após esta constatação, é possível ver que o segmento se consolidou no mercado nacional e até mesmo cresceu no mercado internacional por meio das exportações de peças manuais.


O artesanato brasileiro já é uma realidade para os consumidores e empresas estrangeiras, e a cada dia vem ganhando força no exterior e se firmando como um forte segmento para o empreendedorismo de novos artesãos.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page