top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Como vender artesanato: 6 dicas imperdíveis

Dicas imperdíveis sobre como vender artesanato. Vender artesanato é mais fácil do que você imagina, você só precisa ter as estratégias certas em mãos.


Preparamos 6 dicas práticas para você que anda estudando sobre como vender artesanato. A maioria dos artesãos tem dificuldades nesse sentido, especialmente no que diz respeito ao mercado digital.

O mercado de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano no Brasil. Vender artesanato é mais fácil do que você imagina, você só precisa ter as estratégias certas em mãos.


Estude o seu mercado

Independente do que você produz, estudar o mercado deve fazer parte dos seus planos, afinal, você não quer desperdiçar seus investimentos e nem mesmo seu tempo de trabalho. Podemos sintetizar a finalidade de uma pesquisa de mercado como uma resposta a seguinte pergunta: quais são as chances do seu negócio ser um sucesso?


A ideia é basicamente coletar informações importantes para suas tomadas de decisão, aumentando a efetividade de suas ações.


Seu estudo deve envolver análise de concorrentes, público-alvo, custos iniciais, porcentagem de lucro, e qualquer outro insight que possa te ajudar a tornar suas ideias mais plausíveis.


Determine um nicho

Muitas pessoas acham que artesanato é em si um único nicho, mas precisamos ser mais precisos do que isso. Dentre suas subcategorias, podemos citar:

● Decoração

● Casamentos

● Maternidade e bebês

● Personalizados

● Recicláveis

Você provavelmente conseguiu pensar em muitas outras, mas qual o seu nicho?

Com sua pesquisa de mercado em mãos, defina quais segmentos ou públicos o seu negócio irá explorar. Em que você é especialista?

Existem muitas vantagens em abrir mão de uma marca generalista:

Plano de marketing efetivo: graças a uma comunicação mais direta com seu público-alvo.

Menor número de concorrentes: quanto mais segmentada sua fatia de mercado, menor a concorrência.

Mais chances de vender: por atender a uma necessidade ou desejo específico do mercado, você conquistará uma abordagem mais assertiva.


Participe de feiras de artesanato

Quando foi a última vez que você participou de uma feira de artesanato? As feiras são, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para qualquer artesão. É quase impossível falar sobre como vender artesanato e não lembrar delas.

Além de ter a oportunidade de expor as suas obras para uma grande quantidade de pessoas, você ficará a par das novas tendências e terá acesso a novas ideias que poderão inspirar o seu trabalho.

E ainda tem mais. As feiras de artesanato proporcionam um contato direto com o público e um retorno imediato sobre suas peças. Se você ainda estava com dificuldades de entender o mercado ou ainda não definiu o seu nicho, esse pode ser o lugar certo.

Participar de feiras é muito mais do que expor ou vender seus produtos, viu só?


Faça cold calling com lojas da região

Você já ouviu falar de cold calling? Essa é uma estratégia de marketing bastante antiga, mas com muito potencial. Cold caling é basicamente apresentar o que você vende para possíveis clientes que ainda não tinham ouvido falar sobre os seus produtos.

A ideia é estabelecer um primeiro contato, fornecendo informações importantes e aguçando as necessidades e o desejo da clientela.

“Como vender artesanato por meio de cold calling?”, você deve estar se perguntando.

Ligue ou até mesmo visite algumas lojinhas da sua região e ofereça seus produtos para venda. Dê ao lojista uma chance de lucrar e alimente suas expectativas de vendas. O clássico cold calling ainda funciona, acredite.


Aprenda a usar as redes sociais

Qualquer negócio, independente de modelo ou tamanho, precisa estar nas redes sociais hoje em dia. Sendo assim, se ainda não criou o seu perfil como artesão, chegou a hora.

O Instagram, por exemplo, uma das nossas preferidas para vendas de artesanato, possuem milhões de usuários fiéis no país, boa parte deles já acostumados a fazer compras via rede social.

Esses canais são a forma mais barata de aumentar o alcance do seu negócio, e claro, potencializar suas vendas.

Mas não basta criar um perfil, é preciso trabalha-lo de maneira adequada. Que tal algumas dicas?

● Crie um perfil de negócios

● Forneça o máximo de informações ao usuário que visita a sua página

● Crie conteúdos de valor

● Capriche na fotografia

● Escreva legendas atrativas

● Interaja com o público

● Poste todo dia

● Invista em impulsionamentos

● Lance promoções via redes sociais

Entre para o mercado online de artesanato

Existem diversas formas de vender o seu produto pela internet, as redes sociais são apenas um exemplo. Você já ouviu falar em sites especializados em vendas de artesanato?

Eles não só existem, como são uma incrível ferramenta para aumentar suas vendas. Para começar, sua oferta já será oferecida de maneira segmentada, ou seja, para pessoas que realmente tem interesse no que você vende. Além disso, essa é, sem dúvidas, a forma mais barata de abrir uma loja virtual.

Ter um e-commerce próprio custa caro. Fazer com ele que seja notado demanda não só dinheiro, mas tempo. Esse caminho é abreviado quando você opta por vender em uma plataforma já bem estabelecida no mercado.

Nesse sentido, apresentamos a você o XN Artesanatos, um mercado de obras artesanais on-line. Um lugar para quem faz artesanato de qualidade! Clique aqui para saber mais.

70 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page