top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Como utilizar o artesanato para peças decorativas de natal

Descubra como utilizar o artesanato para desenvolver peças natalinas, qual é a peça mais procurada no mercado e como reaproveitar produtos e objetos na confecção de novas peças.



Já estamos quase acabando o ano e com isso várias ideias surgem para as festas de fim de ano. Se você andar pelas ruas e observar em vitrines de lojas, vários objetos, produtos e peças natalinas estão expostas para que o consumidor possa tê-los em casa.


O natal é a época mais esperada do ano. Não é atoa que as lojas trabalham incansavelmente e o mercado movimenta sua linha de produção, investindo em produtos de enfeites natalinos, comidas natalinas, etc.


Embora as indústrias tenham grande relevância e influência na atividade econômica nacional, o artesanato em época natalina é bastante procurado, uma vez que, as peças produzidas manualmente, em regra, possibilitam maior rentabilidade.


Sabendo disso, fizemos este post para te dar algumas dicas de peças decorativas que podem compor sua festa de natal e se você é um artesão, vamos te mostrar quais as peças mais procuradas nesta época.


Enfeite de natal com artesanato

O artesanato, por ser uma técnica que advém unicamente do trabalho manual e não industrializado, e que utiliza apenas de matéria-prima natural, propicia ao artesão liberdade ao confeccionar suas peças de acordo com sua criatividade.


O natal é a época mais esperada do ano e estimula as indústria a produzirem muitos produtos em razão da procura dos consumidores. Desta forma, ao buscar uma peça ou produto que escapa à produção em série, o consumidor opta por um produto genuíno e relativamente barato.


Vamos te dar algumas dicas de peças decorativas de natal

● Símbolos natalinos com tecidos

● Porta panetone com EVA

● Boneco de Papai Noel com Biscuit

● Árvore de natal em MDF

● Árvore de natal com barbante

● Guirlandas natalinas com tecidos e feltro


É importante destacar que, para criar uma peça natalina, o artesão tem ao seu dispor diferentes técnicas, como por exemplo: colagem, pintura, recorte, costura, etc.


Ademais, é possível utilizar diversos tipos de materiais no momento da confecção das peças, como: papel, palitos de picolé, tecidos, copos descartáveis, pinha, barbantes, botões dentre outros.


Em peças natalinas, é comum a aplicação de técnicas de artesanato em patchwork. Além de ser uma técnica barata, em razão do reaproveitamento de retalhos e tecidos, os enfeites de natal permitem a mistura de estampas, cores e texturas.


Quais as peças mais procuradas no mercado?

O artesanato pode ser desenvolvido para consumo próprio, no entanto, o artesão que busca no artesanato sua fonte de renda deve estar atento às oportunidades para a produção de suas peças e produtos. Assim, o natal é uma excelente época para que o artesão possa desenvolver o seu trabalho, e consequentemente, gerar lucro.


O mercado do artesanato é bastante amplo, por isso o profissional deve ser criativo e estar alinhado às novas tendências.


Em que pese as peças mais procuradas no mercado do artesanato, podemos citar a clássica peça decorativa guirlanda natalina. Para desenvolver essa peça, o artesão poderá utilizar de tecidos, retalhos ou feltro, aplicando técnicas de costura, colagem e recortes.


Nada impede também, que o artista possa buscar em outros objetos ideias para a confecção de suas peças. Quer um exemplo? Se você pretende fazer uma guirlanda com o artesanato, porém não sabe manusear os tecidos, você pode utilizar pregadores de roupa, isopor, MDF, ou qualquer outro objeto que dê uma base firme para a peça que pretende confeccionar.


A reciclagem e o artesanato

Diante das diversas possibilidades de criar uma peça artesanal, a reciclagem de produtos e a sua reutilização em novas peças permite que o artesão trabalhe com várias opções de produtos e de uma forma mais sustentável e barata.


A reciclagem no artesanato pode ser vista quando, por exemplo, o artesão utiliza de retalhos de tecidos para confeccionar um fuxico, ou ainda, ao confeccionar uma manta ou uma bolsa.


Os enfeites de natal possibilitam o emprego de diversas técnicas, por isso, é possível que o profissional reaproveite produtos e objetos durante a criação e confecção de suas peças.


Vamos a um exemplo: depois de consumir um picolé, o consumidor faz o descarte do palito, no entanto, se você pretende criar um boneco de gelo ou um símbolo natalino para sua árvore, visando a venda ou utilização própria, os palitos de picolé são uma ferramenta barata e, neste caso, sustentável para a confecção desses tipos de produtos decorativos de natal.


Note que, o artesão é capaz de dar nova funcionalidade a um objeto, utilizando de sua criatividade e prestando um trabalho minucioso com a aplicação de técnicas manuais.


Conclusão

O artesanato pode ser a ferramenta que irá te proporcionar uma renda extra ou até mesmo ser adotado como fonte de renda fixa, no entanto, é preciso que você esteja atento às tendências, utilizando de criatividade e desenvolvendo uma técnica precisa e minuciosa.


Aproveitar épocas em que a procura pelo trabalho manual é maior, é uma excelente saída para quem precisa de renda. Em regra, o artesanato não é um trabalho caro, pois utiliza de matéria-prima natural e por isso tem a mão-de-obra barata.


Ao desenvolver peças natalinas, busque referências em diferentes técnicas, prezando pelo diversidade de cores e texturas, e visando a sustentabilidade de seus produtos.


A XN Artesanatos é um mercado de obras artesanais on-line. Aqui reunimos pessoas que fazem artesanato de qualidade para que você possa ter acesso a obras autênticas e itens exclusivos. Oferecemos também um espaço para projetos personalizados, você como cliente nos envia sua demanda, seleciona o artista, nós produzimos sob medida pra você.

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page