top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Como decorar sua casa com itens do artesanato brasileiro

Transforme a sua casa em um ambiente mais charmoso! Aprenda a decorar sua casa com itens do artesanato brasileiro.



Como você já viu no post “Tipos de artesanato brasileiro”, o artesanato brasileiro é conhecido pela diversidade e riqueza de seus produtos e peças, e revela muito da cultura regional histórica trazendo consigo características do folclore, dos costumes e tradições de seu povo.


É possível incluir objetos feitos a mão, por artesãos nacionais, na decoração de sua casa. Quer saber como decorar cada cantinho do lar, passando por todos os cômodos, desde os quartos, sala, cozinha, chegando até nas áreas externas, aproveitando a beleza, a multiplicidade e os detalhes que só o artesanato brasileiro sabe oferecer? Confira algumas dicas agora!


Qual artesanato brasileiro escolher para decoração de ambientes?

O artesanato brasileiro é caracterizado pela regionalidade e, consequentemente, considerado rico em diversidade cultural, uma vez que cada região mantém o seu estilo e sua técnica artesanal com base em seus costumes e tradições.


Para escolher o tipo de artesanato que irá compor os ambientes de sua casa, é necessário identificar o estilo da decoração.


Quais os tipos de artesanato combinam com os ambientes da casa?

O artesanato regional brasileiro é comumente visto em peças que compõem espaços da casa através de peças decorativas e utilitárias.


Confira agora quais tipos de artesanato mais combinam com os cômodos da casa!


O Trançado

O trançado é um tipo de artesanato originalmente indígena, que constitui-se na arte de trançar fibras naturais criando objetos em diversos formatos, cores e espessuras.


Os itens criados a partir do trançado compõem ambientes decorativos da casa, como áreas externas, jardins e varandas, ou lares com estilo boho.


E quais os objetos artesanais de trançado você pode utilizar? É possível optar por peças mais elaboradas feitas a partir do trançado do artesanato brasileiro como, por exemplo, sofás, chaises, mesas e cadeiras.


As cestas de fibra natural também são excelentes opções decorativas sejam para guardar toalhas de rosto, de mão e de banho, ou até mesmo como revisteiros na sala de estar, como organizador nos quartos, closets etc.


A Cerâmica

Este tipo de artesanato é típico da região nordeste. Com a cerâmica podem ser feitos vasos, bonecos decorativos que retratam figuras típicas da região etc.


As peças mais utilizadas para compor ambientes da casa são: estatuetas, vasos, cinzeiros e descansos de mesa.


Se você quer dar um toque mais sofisticado aos ambientes você deverá optar por peças feitas de argilas com cores claras, geralmente utilizadas para a produção de peças de porcelana.


Em contrapartida, se o seu desejo é um ambiente rústico opte por peças em argilas de cores avermelhadas que costumam ser utilizadas no artesanato popular e regional.


As Rendas

O artesanato em rendas é tipicamente conhecido nas regiões do nordeste, especificamente, na Paraíba, o estado tem grande influência artesanal e possui o chamado Mercado de Artesanato Paraibano.


Os bordados manuais são uma das técnicas aplicadas pelos artesãos que confeccionam as peças em renda.


Para decorar sua casa com itens de renda você poderá escolher toalhas de mesa, seja ela de jantar, de centro ou de canto, ou ainda, conjuntos de toalhas para agregar valor à decoração de seu lavabo.


Transforme a sua casa em um ambiente mais charmoso!

A sua casa pode ser um lugar aconchegante e também um lugar charmoso que exala criatividade e sofisticação. Você pode criar a decoração dos tipos de artesanatos brasileiros que quiser, use a imaginação e adicione mais cultura e charme a sua casa.


Está à procura de peças de artesanatos? A XN Artesanatos é um mercado de obras artesanais on-line. Clique aqui e saiba mais!

68 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page