top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Artesanato com tecidos e retalhos para ambientes infantis

Com o artesanato com tecidos e retalhos em alta, descubra quais peças para ambientes infantis fazer e quais os tecidos utilizar.



A cada dia que passa o artesanato com tecidos tem ganhado mais espaço no mercado em razão da variedade de peças que podem ser construídas através do trabalho manual, utilizando diversas técnicas e entregando um objeto com perfeição e funcionalidade.


O tecido é uma das matérias-primas mais utilizadas pelos artesãos que desenvolvem mobílias e peças para compor um ambiente infantil. Por ser um material barato, reaproveitável, flexível e prático, o tecido torna-se elemento essencial no artesanato para bebês.


O artesanato para bebês vem crescendo em diversos países, aplicando uma metodologia chamada de Montessori que, em linhas gerais, fundamenta o desenvolvimento de peças de quarto infantil, através de uma perspectiva educacional, buscando o melhor desenvolvimento da criança, sua independência e autonomia.


Pensando nisso, este post vai trazer algumas dicas de artesanato infantil utilizando tecidos e retalhos.


Peças decorativas de artesanato para bebês com tecidos

Listamos algumas peças artesanais destinadas à crianças que utilizam as técnicas com tecidos e retalhos.


Almofadas

As almofadas são objetos decorativos, geralmente são utilizados os seguintes tecidos na sua confecção: algodão ou feltro. A criatividade do artesão permitirá que seja criado uma peça com diferentes estampas, compondo-as com retalhos - uma técnica em patchwork, e com formatos distintos.


Rolo protetor

O rolo protetor não necessariamente precisa ser de madeira. Se a ideia é criar um ambiente colorido, por exemplo, você pode criar uma peça com tecidos para delimitar a cama do bebê. É possível criar um rolo protetor utilizando de técnicas de costura, colagem e misturando diversas cores e texturas, dando diferentes formatos para o protetor de cama.


Móbile infantil

O móbile é uma peça essencial na composição do ambiente infantil, cuja função é estimular os bebês com movimentos, cores, formas e música. Utilizando o artesanato com tecidos, é possível criar bichinhos e formas geométricas através do recorte e colagem de retalhos e tecidos.


Peças funcionais para ambiente infantil com artesanato em tecido

Como você já viu no tópico acima, através do artesanato com tecidos é possível criar peças decorativas para ambientes infantis. No entanto, esse tipo de artesanato também cria peças funcionais.


Agora vamos te dar algumas dicas de peças que são funcionais e que podem ser criadas ou remontadas através do artesanato com tecidos.


Caixinha com forro interno

Essas caixinhas são extremamente úteis na hora de compor o ambiente da criança. Elas servem para armazenar coisas pequenas ou, dependendo do tamanho da caixa, objetos como fraldas descartáveis, sabonetes, brinquedos, etc.


Para forrar essas caixas, é possível usar tecidos inteiros, coloridos ou estampados, ou, se você já tiver uma caixa forrada, pode utilizar de retalhos para criar desenhos e formas. Basta utilizar uma cola específica para o material que deseja encapar ou decorar.


Porta acessório

O porta-acessório é bastante semelhante à caixinha, mas não necessariamente deve ser feito com madeira. É possível criar um porta-acessório apenas com tecido, fazer recortes e costuras com compartimentos que caibam alguns utensílios das crianças.


Bolsas

As bolsas são objetos essenciais para as mães de recém-nascidos, e elas também podem ser confeccionadas artesanalmente, aplicando técnicas de patchwork, crochê, pinturas em tecidos e bordados.


Qual o melhor tecido para o artesanato para bebês?

Ao desenvolver uma peça artesanal é preciso que o artesão esteja por dentro das características do mercado para o qual produzirá o produto e a utilidade da peça para o consumidor.


O tecido como matéria -prima para o desenvolvimento manual de objetos infantis, em razão da sua disponibilidade no mercado ser variada e também, considerando o público infantil, deve ser escolhido com cautela visando a saúde e bem-estar da criança.


Selecionamos alguns tecidos mais indicadas para a produção de peças e objetos artesanais para as crianças.


Algodão cru

O algodão cru é um tecido ecologicamente mais indicado para consumo e utilização, pois não recebe nenhum tipo de beneficiamento químico. Ademais, para o artesanato é um tecido versátil e confortável, sendo um dos mais utilizados na confecção de telas de pinturas, painéis decorativos e bonecas de pano.


Por ser um tecido sem adição de substâncias fortes, muito fáceis de limpar e que em regra não causam nenhuma reação alérgica, o algodão é o tecido mais recomendado na hora da confecção de peças artesanais para crianças.


Tricoline

Esse tipo de tecido também é composto, geralmente, por 100% de algodão. É leve e por isso amassa com facilidade. Sendo assim, para compor peças como: bolsas, mantas, itens de enxoval, paninhos de boca, etc, é o ideal.


Conclusão

O artesanato com tecidos possibilita a criação de vários itens que podem compor o quarto do bebê, a brinquedoteca, o ambiente em que a criança se desenvolverá, a cama, toda a parte.


Geralmente, são objetos decorativos e bastante funcionais, que ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, social e psicológico.


Em que pese a amplitude de possibilidades, o artesanato com tecidos é barato e de fácil confecção, e utiliza-se de técnicas simples de costuras, recortes, colagens e pinturas. Para tanto, é importante que o artesão ao criar a peça, esbanje criatividade a autenticidade, misturando texturas e cores para dar vida ao ambiente.


E para vender o que você está produzindo, você pode contar com a gente. A XN Artesanatos é um mercado de obras artesanais on-line, unido você aos seus futuros clientes.

216 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page