top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

Aprenda a tirar foto de produtos e aumente suas chances de vender

Dicas para você que está precisando aprender a tirar foto de produtos com qualidade sem ter que investir muito em fotografia.


Ainda com dificuldades em tirar foto de produtos? Você precisa resolver isso com urgência. Independente de como você tem divulgado o seu trabalho, seja via rede social ou por meio de sites e marketplaces, a imagem é responsável pela primeira impressão e o cliente não dará mais nenhum passo se não for conquistado por ela.

Ter um fotógrafo profissional ao seu lado certamente seria o ideal, mas talvez você não tenha condições de investir nisso, e não há problema. Preparamos algumas dicas para que você aprenda a tirar fotografias deslumbrantes de seus produtos e aumente suas chances de vender.

Comece pela iluminação correta

Sem dúvidas, trabalhar a iluminação é um dos grandes segredos para tirar foto de produtos com qualidade.

O que você precisa avaliar no que diz respeito a iluminação?

Sempre que possível opte por usar a luz natural. Se for fotografar em um ambiente fechado, veja quais são os melhores horários para entrada da luz solar.

Além disso, fique atento a como a iluminação se distribui pelo ambiente, você certamente não irá querer nenhuma sombra ofuscando a beleza do seu produto. A luz deve ficar de maneira uniforme em relação ao objetivo, distribuindo-se igualmente em todas as suas partes.

Para realçar ainda mais o produto, ilumine-o com pelo menos duas fontes de luz branca, assim seus detalhes aparecerão com destaque na foto, que se tornará mais realista.


Use um fundo Infinito

Geralmente são usados fundos claros para foto de produtos, a ideia é criar um foco sobre o objeto e eliminar a formação de um horizonte na foto. Essa prática é popularmente conhecida como fundo infinito.

O produto deve ser posicionado no centro da fotografia, o fundo pode ser feito com um pedaço de papel ou tecido claro capaz de criar uma leve curva. O resultado é uma imagem agradável e uma visão clara do produto à venda.


Tire fotos de diferentes ângulos

Se coloque no lugar do cliente. Você provavelmente gostaria de ver o produto que está prestes a comprar do máximo possível de ângulos, especialmente se tratando de um item artesanal.

O seu cliente nunca viu o produto ao vivo e sua percepção por um único ângulo é extremamente limitada. As pessoas não podem tocar o produto, mas você pode ofertar a elas uma experiência mais completa.

Sendo assim, tire fotos dos mais diversos ângulos possíveis. De cima, de lado, de baixo, inclinado, angulado, de frente, de costas, seja criativo, tente encontrar pontos de vista exclusivos. Mostre cada detalhe do produto, valorize pequenas coisas, elas podem ser o que faltava para impressionar o público.

A sua foto precisa refletir com precisão a qualidade, o tamanho e a forma do objeto. Lembre-se, você precisa conquistar na foto para garantir o interesse do cliente.


Faça uma edição de qualidade

Com tudo o que vimos até aqui, a sua foto sairá da câmera ou do seu smartphone praticamente pronta para ser postada. Entretanto, ainda assim, alguns detalhes só são corrigidos com uma edição de qualidade.

Nem todo mundo leva jeito para esse tipo de trabalho, por isso, contratar um freelancer ou empresas especializadas em tratamento de imagem pode ser uma boa opção.

Se você deseja colocar a mão na massa, pode optar por vídeo-aulas do YouTube, você encontrará muitas boas fontes de aprendizado por lá.

Ter uma noção básica de edição já é suficiente, afinal, nosso objetivo é que a foto de produtos seja o mais realista possível.

Pequenos ajustes de cores, eliminação de sombras indesejadas e alterações no formato e tamanho geralmente são suficientes.


Quanto mais natural melhor

O cliente deseja realmente conhecer o produto que está prestes a adquirir. No que se trata de produtos artesanais, quanto mais detalhes, melhor. Contudo, jamais forneça ao público uma imagem superficial. Vale repetir: quanto mais natural, melhor.

Tire fotos do seu produto próximo a algum item que ajude as pessoas a relacioná-lo com o mundo real. Se for um acessório, por exemplo, fotografe uma modelo usando as peças. Se o que você vende é um item decorativo, anexe-o a um cenário. Além de conhecer o produto, as pessoas querem ter ideia de como eles ficarão ao serem usados por elas mesmas. Especialmente nas redes sociais, essas são as imagens que mais fazem sucesso!


XN Artesanatos: Mercado on-line para artesãos

O XN Artesanatos é um mercado de obras artesanais online, uma plataforma completa para você que deseja começar a vender muito pela internet. Basta preencher um formulário com algumas informações sobre você e seu artesanato, aguardar uma avaliação e em seguida encaminhar foto de produtos como demonstração do seu trabalho. Ficou interessado? Clique aqui para saber mais.

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page