top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

5 itens de artesanato que mais vendem

Conheça os cinco itens de artesanato que mais vendem no mercado e invista nesse segmento como fonte de renda.



Você já sabe que é possível viver do artesanato. Para tanto, existem diversas formas de divulgar suas peças e vendê-las. O artesão, além de desenvolver a técnica manual, deve ainda ser empreendedor.


Para aumentar a sua lucratividade, você precisará produzir peças que realmente interessam ao público. Nós queremos te dar uma pista disso. Descubra quais são os 5 itens de artesanato que mais vendem.


1. Tiaras e Laços

As tiaras e laços são itens que compõem muitos looks infantis e, de modo geral, são muito fáceis de confeccionar. Para desenvolver essas peças, os artesãos empregam técnicas de costura e recortes.


2. Velas artesanais

Este item artesanal pode fazer parte da decoração de diversos ambientes, bem como compor muitas festas de aniversário e casamentos. Para fazer velas artesanais, o artesão deverá usar parafina em flocos, uma panela de ágata, pavios de alturas variadas, moldes ou recipientes e essências para perfumar as velas!


3. Biscuit

O biscuit é uma técnica artesanal bastante versátil que utiliza massa de modelar para confeccionar lembrancinhas de casamento, aniversário, chaveiros, bonecos, porta-retratos, entre outros, e por sua diversidade de aplicações, também está entre os itens de artesanato que mais vendem.


4. Almofadas em Patchwork

Como você já viu no post “O artesanato patchwork: uma técnica com retalhos e tecidos”, a técnica do patchwork consiste no desenvolvimento de peças a partir da criatividade do artesão em misturar texturas e cores, reaproveitando tecidos ou retalhos de outros trabalhos, ou até mesmo comprando novos tecidos para a criação de uma peça original.


O resultado é belíssimo e atrai a atenção dos consumidores.


5. Panos bordados

Os panos bordados também estão entre os itens mais vendidos. O bordado manual é um tipo de artesanato livre que permite ao artesão criar peças com base na sua imaginação, para tanto, são utilizadas ferramentas como: agulhas, linhas, Bastidores (aro usado como suporte) e tecidos.


O artesão que trabalha com esta técnica pode confeccionar diversas peças com desenhos e figuras ornamentais em diversos tipos de tecidos através de agulha e linha.


O crescente investimento no segmento do artesanato

Muitas pessoas têm investido tempo em desenvolver habilidades manuais para a venda de seus produtos artesanais. O fato é que o mercado tem aberto espaço para que esse segmento seja valorizado, e as portas estão abertas para quem quiser fazer do artesanato uma fonte de renda.


No entanto, para aqueles que estão começando agora, é preciso identificar o tipo de artesanato mais lucrativo, não se esquecendo de verificar a demanda de procura do produto a ser produzido pelos consumidores da região. Isso fará com que você se consolide no mercado. De fato, o artesanato figura como boa alternativa de investimento, basta saber a técnica e ter criatividade.


Invista no artesanato empreendedor

Se você deseja empreender no segmento, siga em frente! Esse mercado só cresce no Brasil. Invista no artesanato empreendedor!


Para isso, é importante que o artesão se capacite na gestão dos negócios e defina seu preço de mercado, estude para aprimorar as técnicas e divulgue seu material nas redes sociais ou em lojas virtuais e marketplaces para aumentar a gama de itens comercializados. Utilize a internet a seu favor, para divulgar seus trabalhos e vender suas peças!


Lembre-se, não é preciso grandes investimentos para começar, é necessário planejamento de marketing, estratégia e conhecimento aprimorado da técnica.


A XN Artesanatos é um exemplo de sucesso no empreendedorismo no segmento de artesanatos. Somos um canal para levar seus produtos a clientes apaixonados por artesanato. Saiba mais!

79 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page