top of page
  • Foto do escritorXN Artesanatos

5 dicas para valorizar o seu trabalho artesanal e vender mais

Saiba como valorizar ainda mais o seu trabalho artesanal e ter lucro com as vendas de suas peças. Dicas imperdíveis!



Viver de artesanato é possível? Sim.


Atualmente, podemos afirmar que uma onda de valorização de tudo que é artesanal está em linha crescente, isso porque, negócios inovadores, preocupação com o social, economia criativa, negócios colaborativos e consumo consciente têm invadido o mercado.


Quer saber como valorizar o seu trabalho artesanal e tornar isso uma fonte de renda? Neste post vamos te dar 5 dicas para você vender mais.


Confira as 5 dicas para alavancar o seu negócio e lucrar com o artesanato

Saiba quem será o seu público-alvo

Para valorizar o seu trabalho artesanal e consequentemente vender mais, é necessário identificar as pessoas interessadas em sua demanda. Assim, será possível definir o seu nicho e produzir peças direcionadas à satisfação dos consumidores.


Invista em capacitação

O estudo é a melhor forma de aprimorar técnicas de vendas e determinar o valor do seu trabalho.


É importante que o artesão se capacite na gestão dos negócios e defina seu preço de mercado. Isso permitirá ao profissional saber até onde pode negociar e ter uma boa perspectiva dos seus ganhos.


Divulgue seu material em redes sociais

A internet é uma excelente ferramenta de divulgação. Utilize isto a seu favor. Não se pode negar que o mercado digital é uma vitrine para o mundo. Divulgar as peças artesanais na internet é uma excelente alternativa para aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro.


As redes sociais são, sem dúvidas, os melhores canais para artesãos. Vale a pena criar um perfil, postar o dia a dia da sua produção, curiosidades sobre as matérias-primas utilizadas e, claro, divulgar e vender suas produções.


Venda o seu produto para o cliente

O artesão deve se posicionar como profissional. O seu trabalho deve ser repassado ao cliente como de extremo valor e qualidade. Isso significa dizer que o profissional deve se preocupar em vender não o produto, mas ter a responsabilidade de cumprir com seus deveres profissionais, que transmitirá o seu valor e qualidade.


É essencial que o artesão aprenda a mostrar seus produtos. Demonstrar domínio sobre a técnica aplicada credibiliza o trabalho e, por consequência, aumenta a lucratividade.


Seja referência

O artesanato possui diversas técnicas, com isso, o artesão experiente poderá, além de vender peças, ensinar: vender projetos, apostilas, dar aulas etc. É interessante pensar no futuro, para tanto, torna-se referência no mercado.


É possível empreender no artesanato?

Sim. Com a crescente taxa de desemprego no país, o artesanato tem voltado a ser explorado nas mais diversas técnicas, seja na pintura, na utilização de tecidos, na costura, na colagem etc. O artesão, além de desenvolver a técnica manual, pode ainda ser empreendedor.


O empreendedorismo no segmento do artesanato não depende de grandes investimentos para começar, isso porque é possível ter sucesso no negócio seguindo as 5 dicas que já mencionamos neste post.


Se você pretende crescer no segmento de artesanatos, comece definindo o seu nicho de trabalho, a partir disso é possível determinar preço e divulgar as peças em redes sociais estratégicas, tornando o seu trabalho conhecido e vendendo cada vez mais.


A Xn Artesanatos é um exemplo de sucesso no empreendedorismo no segmento de artesanatos. Somos um canal para levar seus produtos a clientes apaixonados por artesanato. Saiba mais!


49 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page