top of page

FAQ

  • Como participar?
    Primeiramente, leia as condições apresentadas no “Termo de Adesão”. Se aceitas, o “Formulário de Requerimento” deverá ser enviado por e-mail com o material a ser disponibilizado para venda com o seu respectivo preço de venda.
  • Como funciona a Curadoria?
    A obra passa por uma avaliação prévia de três curadores. Se o trabalho for aprovado, o artesão, então, recebe um contrato por meio do qual se compromete a manter a peça em exposição virtual por 180 dias, período este em que o produto deverá estar disponível, em sua residência para venda.
  • Como se dá a venda?
    O artesão toma conhecimento do fato pelos meios de comunicação informados em sua ficha cadastral, momento em que deverá, de imediato, acondicionar a mercadoria e despachá-la de sua residência. As despesas de correio serão ônus da XN. Na ocasião, as devidas orientações serão prestadas pela equipe XN para o interessado.
  • A XN desenvolve projetos personalizados para pessoa física e pessoa jurídica?
    Sim, não há segmentação para atendimento a cliente final. Qualquer um, seja pessoa física ou jurídica com ou sem fins lucrativos por pedir uma obra diferenciada ou um projeto robusto, tematizado, para determinada área. O projeto será orçado à parte e, se aprovado, o valor individual de cada item será informado tempestivamente, bem como o prazo de entrega do produto como um todo.
  • E quem pode participar do Grupo XN?
    Este espaço é para pessoas que tenham dom e capacidade de atendimento de encomendas, ou seja, no mínimo dez peças ao mês. O site XN determina para exposição, um conjunto de no mínimo 5 (cinco) peças. O espaço tem por objetivo fazer vir à tona a beleza da arte produzida por uma gama de artistas que lamentavelmente encontram-se à margem do mercado produtivo.
  • Qual a idade mínima do participante?
    O aderido deverá ter atingido a maioridade ou ser emancipado, nos termos da legislação vigente.
  • O artesão poderá estar localizado em qualquer local do Brasil?
    Sim, desde que as condições de envio da obra e acondicionamento sejam atendidas, não há restrição a local de moradia.
  • Onde fica armazenada a produção artesanal do artista?
    Durante 180 dias, as obras em exposição, deverão ficar sob a guarda do próprio artesão, ou até que a venda ocorra, se antes deste período de tempo.
  • A operação proposta tem respaldo fiscal?
    Sim, a legislação de ICMS regional será respeitada e toda a transação ocorre com o respaldo da lei.
  • O artesão deverá ter registro nos órgãos competente para emissão de documento fiscal?
    Não precisa. A empresa XN pode emitir a NF em caso de venda de artesanatos à XN por pessoa física.
  • Há penalidades para o descumprimento das determinações aqui sugeridas?
    Sim, os termos individuais a serem firmados entre as partes elucidam direitos e obrigações de cada qual.
  • Em caso de dano à obra, durante o transporte, há seguro para ressarcimento do sinistro?"
    Não, não há. A XN se responsabiliza tão somente pelas despesas de correio, a serem pagas antecipadamente e comprovadas ao artesão. A responsabilidade de acondicionamento seguro é do artista, a quem caberá os danos financeiros consequentes de um indesejável sinistro.
  • O artista deverá atender ao cliente prejudicado com outra obra similar?
    Se o cliente não aceitar a devolução do dinheiro, por certo, o artesão deverá substituir a peça adquirida nos mesmos padrões da anterior, num prazo máximo de 7 (sete) dias.
  • Como é feita a avaliação preliminar do material?
    Enviar 3 (três) fotos de 5 (cinco obras) trabalhos distintos a serem expostos na plataforma digital (1 total e 2 de detalhes) Atenção: a obra deverá estar em boa resolução e satisfatoriamente iluminada. Ex: Característica da Obra 1 Título: Breve descrição Material usado Valor Dimensões (altura x largura x espessura) Peso
bottom of page